Três tendências de branded content para 2018

Lí, há algum tempo, um artigo da Econsultancy – um grupo internacional de pesquisa e treinamento com foco no meio online – sobre três tendências do branded content para 2018. Os tópicos saíram de uma discussão promovida com dezenas de profissionais do marketing em Singapura, Ásia.

A primeira tendência é a hiper-personalização do conteúdo. Grandes marcas estão produzindo mais peças de comunicação, do que antes, por conta dos seus diversos públicos. Com a possibilidade de segmentar seus conteúdos levando em conta fatores demográficos e/ou de comportamento, por exemplo, as marcas estão investindo no conteúdo que aquele determinado público entende como relevante.

É como se fosse um conteúdo específico para uma pessoa específica, algo bem dirigido, personalizado, de acordo com os interesses daquela pessoa, e não mais uma campanha/conteúdo que tenta abocanhar a maior parte da massa. Tudo a ver, né? Até porque as pessoas gostam de se sentirem únicas, especiais.

O segundo apontamento da pesquisa tem relação com aquela profissão da moda, os digital influencers. A percepção do grupo é que os micro-influenciadores estão em ascensão porque as marcas procuram autenticidade na transmissão da mensagem e não mais a publicidade. Neste quesito têm destaque os influenciadores que têm entre 10 mil e 100 mil seguidores e até mesmo funcionários das marcas. Trabalhar com funcionários no papel de micro-influenciadores não é novidade na vida “física”, mas sim na “online”.

A terceira tendência diz respeito ao conteúdo local. A pesquisa apontou que as grandes marcas estão preferindo a produção de conteúdo mais próximo de seus consumidores. Aqueles materiais que antes vinham da matriz e eram apenas traduzidos, sem relação com a cultura ou momento de cada região, estão caindo em desuso. Os escritórios locais passam, então, a transcriar os conteúdos, ou seja, utilizar alguns mesmos elementos, por exemplo, mas com a cara da região onde serão veiculados/publicados. Nada mais óbvio numa época em que a representatividade está com tudo. O pensar global e agir local já é um slogan antigo, e parece ter entrado de vez nos conteúdos online de marcas mundiais.

O artigo original está em inglês e aqui.

Julius Nunes | CEO Container Multi

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